Últimas notícias
André Coelho Lima confrontou hoje o Governo com a falta de atuação na prevenção e no combate aos fenómenos de violência no desporto, a propósito do caso Marega.
Confrontando o ministro da Administração Interna numa audição na Comissão da especialidade, o deputado social-democrata lembrou que semanas antes do episódio com o jogador Marega no estádio de Guimarães, houve uma situação idêntica num outro jogo e num outro estádio que não mereceu qualquer intervenção por parte do Governo.
“A mediatização, neste caso, acontece por força da intervenção do atleta. A partir daqui tudo sucedeu, o que não teria acontecido sem a intervenção do atleta. Este é o ponto que nos tem que fazer refletir”, sublinhou o também vice-presidente do PSD, que ironizou: “Se tivéssemos de dar um resultado a este episódio era Marega 1 – Governo 0, porque o Marega intervém e depois tudo vem a seguir. Sem o Marega intervir, provavelmente nós não estaríamos aqui.”
O caso de Marega, acrescentou, é muito importante do ponto de vista pedagógico e educativo, “mas também é muito importante não cairmos no erro de surfar a onda da mediatização e esquecermo-nos no momento imediatamente a seguir.”
Para o deputado do PSD o problema não está na falta de leis nem de estratégia pública para a prevenção e o combate da violência no desporto, mas sim na falta de atuação. “Nós não estamos a questionar a existência de estratégia pública, estamos a questionar a falta de ação pública para cumprimento dessa mesma estratégia que consensualmente está adequada” a este tipo de fenómenos.
O social-democrata lembrou ainda que a violência não se manifesta apenas entre os adeptos, mas que esta é também fomentada “pelos dirigentes, pelos jornais desportivos, pelo fenómeno desportivo no seu todo que leva a uma consagração de uma espécie de regime paralelo” no desporto. “A violência gera a violência”, disse.
Eis algumas perguntas com que o PSD confrontou o Governo:
- É verdadeira a notícia de que haveria uma equipa da PSP em vigia de adeptos em Guimarães e em Braga? Se sim, porquê?
- O Governo consegue garantir que existem e estão disponíveis todos os meios necessários para identificar todos os infratores para este tipo de crime e de contraordenação?
- Quais os planos de intervenção aos vários níveis – da dissuasão, da prevenção, da profilaxia, da atuação, da repressão – que o Governo e a Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto têm previstos para atacar, reprimir e prevenir os fenómenos dos chamados comportamentos coletivos, como o racismo e a violência?