Últimas notícias
Os deputados do PSD consideram “absolutamente indispensável” a abertura de um centro de testes ao novo coronavírus como forma de “agilizar a identificação de infetados e impedir ainda mais a disseminação do vírus” no distrito de Bragança.
Numa pergunta dirigida à ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, os deputados querem conhecer qual “o critério utilizado para priorizar os distritos de Lisboa, Aveiro, Évora e Guarda, em detrimento do distrito de Bragança”.
“Era no Norte de Portugal que os testes de despistagem à Covid-19 em lares de terceira idade deviam começar, é no Norte do país onde há mais casos”, defendem os parlamentares Isabel Lopes, Adão Silva, José Silvano e Clara Marques Mendes.
“O Governo devia considerar os lares de idosos e as unidades de cuidados continuados integrados como prioritários neste combate. Os nossos idosos têm um passado, mas também querem um futuro após a Covid-19”, referem os deputados.
Ainda esta segunda-feira, a Câmara de Bragança exigiu também ao Governo a realização “imediata” de testes à Covid-19 em todos os lares de idosos em Trás-os-Montes, a segunda região mais envelhecida do Pais.
As perguntas dos deputados do PSD:
- Qual foi o critério utilizado para priorizar os distritos de Lisboa, Aveiro, Évora, Guarda, em detrimento dos distritos do Norte de Portugal, onde mais casos se verificam?
- Sabendo que Bragança não tem nenhum centro de testes, vai o Governo criar esses centros de diagnóstico à Covid-19 neste concelho?
- Sabendo que existe um número mínimo de funcionários para garantir o funcionamento dos lares de idosos, que medidas estão a ser equacionadas para reforçar os meios humanos?