PSD olha “com grande otimismo” futuro das relações entre Portugal e Angola

21 de novembro de 2018
PSD

O PSD olha “com grande otimismo” para o futuro das relações entre Portugal e Angola e considera que a visita de João Lourenço traduzirá a “importância estrutural” desta cooperação, que quer pautada pelos “princípios do respeito e bem comum”. “É uma visita que traduz a importância estrutural da relação entre os dois países e que surge na sequência de um processo que já teve visitas do dr. Rui Rio e do dr. António Costa a Angola”, afirma Tiago Moreira de Sá, coordenador do CEN para as Relações Externas.

Tiago Moreira de Sá salientou, em declarações à Lusa, que as relações “políticas, económicas e sentimentais” entre os dois países “são muito fortes”, e são “reforçadas pela grande comunidade portuguesa em Angola e de angolanos em Portugal”.

Questionado se entende que a visita do presidente do PSD a Angola ajudou a desbloquear um período de relações diplomáticas tensas entre os dois países, Tiago Moreira de Sá classificou-a como “um contributo”. “O mais importante de tudo é todos contribuirmos para uma relação cada vez melhor entre Portugal e Angola. A visita do dr. Rui Rio pretendeu justamente ser um contributo nesse sentido. Da parte do PSD, apenas temos de agradecer a forma maravilhosa como fomos recebidos”, referiu.