Últimas notícias
A vice-presidente do Grupo Parlamentar do PSD Margarida Mano participou hoje numa sessão parlamentar subordinada ao tema “Conhecimento e Criação de Valor”, em que o PSD apresentou seis iniciativas que partiram do princípio de que “conhecer mais significa investigar e descobrir realidades novas, novas formas de progresso que se irão traduzir num maior desenvolvimento da sociedade”.
De acordo com a deputada, “em Portugal registou-se, na última década, um crescimento muito significativo em I&D”, mas “em termos de impactos económicos e de inovação o País fica bastante aquém do esperado”. Explicou, assim, que “o sistema de ciência e tecnologia se mantém muito fechado na esfera pública e consignado, quase exclusivamente ao setor do Ensino Superior, tendo dificuldade em contagiar outros setores responsáveis pela criação de riqueza”.
Margarida Mano alertou, portanto, que “é urgente acelerar o retorno do crescimento económico e social deste esforço público”. Considerando que “as políticas públicas têm sido pouco eficazes face ao desejável”, a social-democrata destacou que as propostas apresentadas pelo PSD “pretendem sinalizar e dar um contributo relativamente a duas preocupações centrais: as pessoas e a valorização da inovação”.
“O PSD não se furtará de contribuir de forma construtiva na concretização de políticas públicas eficazes”, assinalou a vice-presidente da bancada parlamentar do PSD, depois de ter denunciado que “a valorização do conhecimento tem sido uma área descurada” e que “existe um vazio de políticas públicas”. Apontou, ainda, que em 2016 se assistiu a um financiamento ainda mais baixo do que o registado em 2015, quanto à Ciência. “Esperamos que o Governo aproveite a oportunidade para concretizar medidas”, acrescentou referindo-se ao Orçamento do Estado para 2018.
Projetos apresentado pelo PSD