Últimas notícias
Ricardo Baptista Leite, deputado do PSD, garantiu, esta terça-feira, no Parlamento, que o grupo parlamentar está genuinamente empenhado em ajudar as autoridades de saúde públicas, para garantir uma resposta mais eficaz no combate ao surto do novo coronavírus em Portugal. “Que apoio precisa do Parlamento para que possamos garantir que tem os meios de resposta para este desafio crítico? O que falta?”, interrogou o deputado, dirigindo-se à diretora-geral da Saúde.
O deputado do PSD considera que o mais importante é assegurar que “o número de novos casos esteja abaixo da capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde”, para assim evitar problemas maiores, como acontece em Itália.
Ricardo Baptista Leite diz que o “acesso a camas e equipamentos é critico”. Em causa está ainda o acesso a meios de ventilação, medicamentos e material de proteção individual (máscaras e luvas). “Portugal tem 8 a 9 camas (para cuidados intensivos) por cada 100 mil (habitantes), Itália tem 12 por cada 100 mil (habitantes)”, comparou.
O deputado do PSD insiste que subsistem problemas no atendimento da linha SNS24 e pede ação enérgica das autoridades para que “Portugal possa estar à frente do coronavírus”, resolvendo os problemas desta linha, quando na segunda-feira “mais de 15 mil” chamadas ficaram por atender.
A audição à diretora-geral da Saúde foi solicitada por requerimento do PSD, “para obter esclarecimentos sobre as medidas que estão a ser tomadas com vista a defender a saúde pública e a proteger a saúde dos cidadãos e da comunidade, em face da possibilidade de propagação do novo coronavírus”. Portugal regista 41 casos confirmados de infeção de Covid-19.
https://youtu.be/aKNrBvgM7v4