Últimas notícias
“Os serviços de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) debatem-se com falta de inspectores e insuficiência de instalações nas ilhas dos Açores”, denunciam deputados do PSD/Açores Berta Cabral e António Ventura. Segundo destacam, o Ministério da Administração Interna (MAI) “anunciou em agosto passado que iria recrutar mais 190 inspetores para todo o País mas, desde então, não se conhecem quais os procedimentos desencadeados, nem qual a afectação desses novos inspetores aos Açores”.
Os social-democratas alertam para “a dispersão geográfica das nove ilhas que constituem a região, a grande exposição ao exterior e o forte crescimento do turismo [que] requerem uma atenção e preocupação acrescidas por parte dos serviços em causa, que deve ser acompanhada da criação de condições por parte da tutela”.
De acordo com o PSD, cabe “ao Governo do País” “a responsabilidade de dotar os serviços do Estado dos meios materiais e humanos mais adequados ao cumprimento das respectivas missões”.
Neste sentido, Berta Cabral e António Ventura dirigiram várias perguntas ao MAI, no sentido de que seja esclarecido “o que está a ser feito e que planos tem o MAI para melhorar as condições do SEF na região”. Perguntam, ainda, “quantos inspetores serão colocados nos Açores nos próximos meses de 2017 e em 2018”.