Rui Rio critica falta de investimento em equipamentos prisionais

24 de maio de 2018
PSD

 

“Completa ausência de programação” no investimento em equipamentos e “escassez de meios” na componente de reinserção social são duas fragilidades que Rui Rio aponta ao sistema prisional português. No final de uma reunião de mais de três horas com a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, o Presidente do PSD lamentou que áreas que não tiveram apoios comunitários continuem a ser preteridas.

“À semelhança do que existe, por exemplo, na Lei da Programação Militar, a forma mais aconselhável de resolver isto será programar no tempo e executar no tempo na medida das disponibilidades orçamentais do País”, defende Rui Rio.

À medida que vai tendo mais reuniões na área da justiça, Rui Rio está a inteirar-se de um conjunto “alargadíssimo de problemas de um setor” e “muito para lá do que se vê nas notícias”.

“Desde 1986 privilegiámos sempre o investimento nas funções onde havia apoio comunitário, nas funções onde não havia apoio comunitário, Portugal foi desleixando um bocadinho e as funções de soberania tiveram esse problema”, considerou.

Até ao dia 07 de junho, o Presidente do PSD terá uma série de iniciativas e reuniões na Justiça, estando previstos encontros com todos os operadores judiciais.

Durante a tarde desta quinta-feira, Rui Rio reuniu-se ainda com o Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais.
 

Semana da Justiça | Programa

Sexta-feira, 25 de maio

Pelas 10h00: reunião com o Conselho Superior da Magistratura.

Pelas 15h30: reunião com a Provedora de Justiça.

Segunda-feira, 28 de maio

Pelas 10h30: reunião com a Ordem dos Advogados.

Quinta-feira, 07 de junho

Pelas 14h30: reunião com o Conselho Superior do Ministério Público (a confirmar).