Rui Rio expressa a posição do PSD sobre a Procuradoria Geral da República

20 de setembro de 2018
PSD

O PSD expressou hoje publicamente a posição defendida na reunião que manteve esta quarta-feira com a Ministra da Justiça sobre a Procuradoria Geral da República.

O PSD não tem nada a opor à recondução da atual Procuradora, Joana Marques Vidal, no caso de ser esta a posição do Primeiro Ministro. No entanto, Rui Rio defende que se o Chefe do Governo optar por outra solução, esta deveria passar pela indicação de um nome “de fora” da Procuradoria.

O Presidente do Partido Social Democrata reafirma que a “justiça não está a funcionar bem”, acrescentando que a atual ou o novo(a) Procuradora deve fazer um diagnóstico sobre os problemas existentes na PGR e apontar “soluções” para melhorar a produtividade e eficácia daquele organismo de investigação.

Rui Rio reconhece que o mandato de Joana Marques Vidal tem aspetos positivos, mas reforça que é preciso “apresentar resultados”, lembrando um conjunto de processos, cuja investigação se vem arrastando no tempo como o caso do processo BES, Tancos, EDP, Manuel Pinho, Operação Lex ou Fizz, entre muitos outros.